quarta-feira, 25 de abril de 2012

ENVOLVENDO O LEITOR

"Não basta ser Bibliotecário. Há que envolver o leitor no universo dos livros"  
Inajá Martins de Almeida

clique sobre a imagem

segunda-feira, 23 de abril de 2012

DIA MUNDIAL DO LIVRO E DOS DIREITOS DO AUTOR


"A minha consciência tem milhares de vozes, 
E cada voz traz-me milhares de histórias..."
 Shakespeare

"Quem perde seus bens perde muito; 
quem perde um amigo perde mais; 
mas quem perde a coragem perde tudo".
Miguel de Cervantes

________________________________________

Dia Internacional do Livro teve a sua origem na Catalunha, uma região da Espanha.
A data começou a ser celebrada em 7 de outubro de 1926, em comemoração ao nascimento de Miguel de Cervantes, escritor espanhol. O escritor e editorvalenciano, estabelecido em BarcelonaVicent Clavel Andrés, propôs este dia para a Câmara Oficial do Livro de Barcelona.
Em 6 de fevereiro de 1926, o governo espanhol, presidido por Miguel Primo de Rivera, aceitou a data e o rei Alfonso XIII assinou o decreto real que instituiu aFesta do Livro Espanhol.
No ano de 1930, a data comemorativa foi trasladada para 23 de abril, dia do falecimento de Cervantes.
Mais tarde, em 1996, a UNESCO instituiu 23 de abril como o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, em virtude de a 23 de abril se assinalar o falecimento de outros escritores, como Josep Pla, escritor catalão, e William Shakespeare, dramaturgo inglês.
No caso do escritor inglês, tal data não é precisa, pois que em Inglaterra, naquele tempo, ainda utilizava o calendário juliano, pelo que havia uma diferença de 10 dias apara o calendário gregoriano usado em Espanha. Assim Shakespeare faleceu efectivamente 10 dias depois de Cervantes.veja fonte:


O Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor (também chamado de Dia Mundial do Livro) é um evento comemorado todos os anos no dia 23 de Abril, e organizado pela UNESCO para promover a o prazer da leitura[1], a publicação de livros e a protecção dos direitos autorais. O dia foi criado na XXVIII Conferência Geral da UNESCO que ocorreu entre 25 de Outubro e 16 de Novembro de1995[2].



A data de 23 de Abril foi escolhida porque nesta data do ano de 1616 morreram Miguel de CervantesWilliam Shakespeare e Garcilaso de la Vega[3]. Para além disto, nesta data, em outros anos, também nasceram ou morreram outros escritores importantes como Maurice DruonVladimir NabokovJosep Pla e Manuel Mejía Vallejo[4].
Todos os anos são organizados uma série de eventos ao redor do mundo para celebrar o dia[1][5].veja fonte

___________________________________

Enquanto isso no Brasil 

Fundação Biblioteca Nacional assume o comando da política pública do livro...

 leia reportagem completa: a questão do livro e da leitura




quarta-feira, 18 de abril de 2012

MONTEIRO LOBATO - raridades


Lobato concede a Murilo Antunes Alves, da Rádio Record, sua última entrevista em 1948. Dois dias após o bate-papo, o escritor vem a falecer, vitimado por um derrame. [raridade do you-tube http://www.youtube.com/watch?v=KD9LdEbvp1I]

Palavras fortíssimas e muito atuais.



Globo Reporter 1982 - 100 anos de Monteiro Lobato

______________________________


São poucos os que sentam para ouvir histórias.
São poucos os que se dedicam a contar histórias.
Por serem poucos, são raros e necessários.

Inajá Martins de Almeida



terça-feira, 10 de abril de 2012

PULMÃO DE AÇO - Eliana Zagui

... Quanto ao livro, Eliana diz esperar que ele ajude 
"aqueles que não querem nada com a vida". 
"É claro que cada um tem as suas dores. 
A minha desgraça não é maior que a sua nem a sua é maior que a minha. 
Mas é sempre bom poder aprender a tirar o que vale a pena da vida."

Faz 36 anos que Eliana Zagui vive deitada num leito de UTI do Instituto de Ortopedia do Hospital das Clínicas de São Paulo. Vítima de paralisia infantil aos dois anos, ela perdeu os movimentos do pescoço para baixo. Respira com ajuda de equipamentos.

Isto não a impediu de escrever suas memórias, detalhe, com a boca... Lição de vida.

No livro, ela relata que flertou com o suicídio. "Avaliava as possibilidades: arrancar a cânula da traqueia com a boca, cortar ou furar o pescoço." E encerra com humor. "Descobrimos que até para morrer antes da hora precisamos da ajuda de alguém."... leia toda a matéria. Com certeza teremos uma nova visão sobre a vida

________________________
postagem de Inajá Martins de Almeida

segunda-feira, 9 de abril de 2012

LIVRO VIAJANTE


UMA IDEIA PARA SER COLOCADA EM PRÁTICA. VAMOS? ALGUÉM SE HABILITA?
Um livro deixado num banco de uma praça pode parecer esquecimento de algum leitor distraído, mas por trás do aparente descuido está um ato intencional de estímulo à leitura e principalmente por uma literatura que traz conforto e esperança e conhecimento. A idéia, já é realidade em algumas cidades, e recebeu nome de “Livro Viajante”.

"A poucos metros, o gari Cláudio Roberto, de 36 anos, sentava num dos bancos da Praça da Estação para descansar. Era mais um dia de trabalho exaustivo debaixo do forte calor. No assento, achou um livro que conta a história de um menino e seus amigos que disputam as ruas do bairro com uma turma adversária. Olhou para os lados e, como não encontrou o dono do livro, acabou aproveitando o momento de descanso para ler. “Não sou muito de leitura, mas achei esse livro interessante”, afirmou".


Esta no facebook. Agora neste blog.
Que maravilhosa ideia Marilene. Parabéns pela linda mensagem de amor e solidariedade. O livro agradece. O leitor se engrandece.
Vamos aderir. Disseminar a leitura. 

______________________
postagem e comentários de Inajá Martins de Almeida

quinta-feira, 5 de abril de 2012

FOTOS QUE REGISTRAM MARCOS

A cidade de São Carlos ultrapassou o índice da Federação Internacional das Associações Bibliotecárias, que prevê que as bibliotecas públicas ofereçam, no mínimo, de 1,5 a 2,5 livros por habitante. O município é reconhecido no cenário brasileiro por seu alto desenvolvimento tecnológico e o conhecimento acadêmico oriundos de suas universidades (UFSCar e USP) e centos de pesquisa (duas unidades da Embrapa e dois parques tecnológicos). 
(clique sobre a imagem para ampliá-la)

Livros e bibliotecas não poderiam faltar em uma cidade que respira educação... acompanhe toda a matéria


_____________________
Sidnei Moura em seu blog - Texto & Contexto - aborda um tema por demais importante para nós, tanto sãocarlenses, para os bibliotecários, quanto a âmbito nacional e internacional.
Além da matéria informatica, a nós, em particular o que nos acometeu de grande satisfação, fora o fato da foto ser plano de ilustração. 
Obrigada ao mantenedor do blog pela presteza da matéria. 




_______________

Fonte: 
http://blog-inaja.blogspot.com.br/
http://blog-inaja.blogspot.com.br/search/label/biblioteca%20p%C3%BAblica%20de%20S%C3%A3o%20Carlos

BICICLOTECA LIÇÃO DE HOMENS E DE LIVROS

"Um país se faz com homens e livros" - Monteiro Lobato

Estamos na América, não do norte, mas do sul. A criatividade nos proporciona a mudança. Basta uma atitude e Robson o demostrou.
O projeto BICICLOTECA vem demonstrar o quanto é possível uma transformação através da leitura. Robson Mendonça é o protagonista, qualificado por Gilberto Dimenstein como o personagem do ano de 2011.
Pela segunda vez fazemos menção, neste blog, ao trabalho maravilhoso e exemplo para todos nós bibliotecários.

clique sobre a imagem para ampliá-la

Foi vivendo nas ruas que Robson Mendonça descobriu as dificuldades de não ter um endereço, entre elas, a de não poder emprestar livros em bibliotecas públicas. Assim, o gaúcho que viveu nessa situação em São Paulo até 2003, fã de  A Revolução dos Bichos, de George Orwell, prometeu a si mesmo criar uma biblioteca só para moradores de rua... Belíssima história de transformação. É possível... 

A Bicicloteca foi um dos projetos que mais evoluiram este ano, começou com um triciclo com um baú, foi furtada no centro da cidade, uma campanha na mídia, no twitter e redes sociais sensiblilizaram a população e a iniciativa privada. A Bicicloteca foi recuperada e foi ampliada. Hoje distribuimos mais de 8.000 livros nas praças de forma gratuita, compartilhamos internet grátis e realizamos diversas atividades tais como oficinas, música e concursos literários... 


________________________

postagens e comentários de Inajá Martins de Almeida
as fontes estão inseridas nas referidas nas chamadas

http://biciclotecas.wordpress.com

quarta-feira, 4 de abril de 2012

RETRATOS DA LEITURA NO BRASIL - 3ª EDIÇÃO



Realizada pelo Instituto Pró-Livro com apoio da ABRELIVROS, CBL e SNEL a terceira edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, foi lançada em Brasília, no dia 29 de março de 2012.
A pesquisa é única, em âmbito nacional, que tem por objetivo avaliar o comportamento leitor do brasileiro.  È a contribuição do mercado editorial para, a partir de um amplo diagnóstico, estimular novas reflexões e decisões em torno de possíveis novas intervenções para melhorar os atuais indicadores sobre o comportamento leitor da população. Seus resultados ajudarão o próprio IPL bem como outras instituições públicas e do mercado editorial a orientar suas ações.
O estudo tornou-se uma referência quando se trata do comportamento leitor no país, desde seu lançamento em 2001. Seus resultados foram amplamente divulgados e orientaram estudos; projetos e a implantação de políticas públicas do livro e leitura no país. 
Objetivo da pesquisa: Medir intensidade; forma; motivação e condições de leitura da população brasileira, segundo opinião dos entrevistados. acompanhe toda a pesquisa
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...