segunda-feira, 11 de novembro de 2013

ASSOCIAÇÃO PROFISSIONAL DOS BIBLIOTECÁRIOS DO ESTADO DE SÃO PAULO - APBESP


Encontrei a matéria no Facebook e agora compartilho. 
Muito interessante. Precisamos realmente resgatar histórias. Fazemos parte dela. Quantas as temos. Quantas necessitamos. Obrigada colega e amigo bibliotecário.
 

por Oswaldo F.Almeida Junior


No dia 11 de novembro de 1979 fundávamos o pré-sindicato de Bibliotecários do Estado de São Paulo. 

Período de ditadura, exigia-se que se criasse uma Associação Profissional (na verdade um pré-sindicato) para, depois de atendidos inúmeros itens, que se outorga-se a carta sindical. 

Durante quase um ano tentamos – e conseguimos – mobilizar os bibliotecários paulistas, em especial os paulistanos, nesse objetivo. 

Em uma manhã chuvosa de domingo, reunimos mais de 100 bibliotecários em uma das salas do Teatro Ruth Escobar. 

Saímos de lá com uma comissão montada e em 11 de novembro criamos a APBESP – Associação Profissional dos Bibliotecários do Estado de São Paulo. 

Fui indicado para presidir a comissão inicial e, depois, como presidente da primeira diretoria da Associação. 

Os documentos que enviávamos para a DRT – Delegacia Regional do Trabalho – de São Paulo eram quase sempre devolvidos com indicações de erros ou com mais exigências. 

Lembro que conseguimos assinaturas de adesão de vários bibliotecários do interior (necessário para que a abrangência do futuro sindicato fosse estadual), mas a DRT sempre alegava que o número não era suficiente. Só em 1985 foi possível conseguir a carta sindical e fundar o SINBIESP. 

Pena que a área pouco se preocupa com sua história ou com preservar a memória do que ocorreu. Até mesmo o SINBIESP, em seu site, esquece a luta que muitos bibliotecários tiveram para criar o primeiro sindicato do Brasil.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...