quinta-feira, 31 de outubro de 2024

HOMENS E LIVROS

 

HOMENS E LIVROS 

 

por Inajá Martins de Almeida



Ah! quem dera

um país a se estruturar

através de homens e livros.


Homens que não percam da vista
a terra que os fez nascer
- berço esplêndido Brasil.


Homens que possam dar vista
a vista de tanta gente
numa terra abençoada entre outras mil.

 






Homens que cultivem livros; 
livros que possam,
da ignorância, homens livrar.





Homens que nos livros 
possam encontrar
sentido e razão à vida.

Homens que possam saber 
que para ser nação
livros, homens livres há que formar.

Que a frase emoldurada
não permaneça presa à parede
mas que possa elevar a própria mente

a sentir que, se "uma nação 
se faz com homens e livros"
que livres sejam homens e livros.





segunda-feira, 28 de outubro de 2024

O VASTO UNIVERSO DAS EDIÇÕES DE LIVROS

"O livro é uma extensão da memória e da imaginação

- Jorge Luis Borges

___________________________


Percorrendo o universo das edições de livros, dia após dia, fico perplexa ante o volume imensurável de títulos. O que Gutemberg diria sobre isso?

Observo, então, minha biblioteca, e os títulos que permanecem, são aqueles os quais me são caros, aqueles que os quero por perto pelo significado de sua leitura - momentos compartilhados à dois, entre o cafezinho, uma prosa entre leituras e reflexões.

Daí relembro a observação de Jorge Luis Borges a se referir que os livros lidos eram mais importantes para si do que os escritos, o que condiz com esses que permanecem em minha estante.

Aliás, quando bibliotecária numa universidade, quando na ativa, uma das leitoras me questionou sobre o volume em minha biblioteca, o qual deveria ser medido pelo meu gosto e leituras, o qual lhe respondi que não, posto que muitos eram retirados de bibliotecas, outros encaminhados para doação, assim, reservava apenas alguns como de cabeceira, ou sentimental, mas todos lidos realmente. Não sou das tais que compra livro para enfeite apenas; não posso me permitir esse luxo, quem sabe, devido as mudanças que empreendi durante minha existência, desde a casa paterna, até os dias atuais, quando imagino que este apartamento seja o ápice da minha jornada. quem sabe.

Assim, retornando aos livros, autores e leituras, os quais geraram em mim significados profundos, os tenho sempre por perto, quando vez ou outra os referencio, trago ao blog, como o caso de Anne Lamott em seu "Palavra por Palavra" em que nos exorta a escrever, porque diz que temos livros dentro de nós.

Bom, meus textos se espalham pela internet, dentro dos blogs que criei ao longo desses anos, muito embora nem sempre as palavras me vem com facilidade.

"O Diário" de Lampedusa me foi de importância singular seu encontro, quando em seu prefácio diz que deveria ser imposição do estado o escrever sobre nós mesmos, uma vez que muitas situações poderiam ser dirimidas. Aliás, muitas vezes imagino que nossa vida anônima a quem poderia importar? Seriam aos parentes próximos? Quem o saber.

Outro título encontrado num sebo, pasmem, na rua, quando não se cogitava local adequado, um ambulante, sob o viaduto do chá, colocava livros na calçada. Um deles "O sucesso não ocorre por acaso" - Lair Ribeiro, trouxe-me a prerrogativa de que tínhamos de estar preparados quando a oportunidade ocorresse, dizia então: 

"Se você continuar fazendo o que sempre fez, vai continuar obtendo o que sempre obteve"

Assim, o livro me foi de cabeceira até recentemente, quando o direcionei para Ana Clara. Quem sabe lhe será de valia. Julgo assim, ter cumprido sua trajetória com muito esmero e motivação.        

texto inacabado... 

  

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...