quarta-feira, 11 de maio de 2011

SERÁ DIFÍCIL ENCONTRAR UMA BIBLIOTECA PÚBLICA DAQUI A 15 ANOS


"Bibliotecas não farão sentido no futuro”, disse Shatzkin no palco de uma biblioteca que foi fundada em 1828. Qualquer um com internet já consegue acessar muito mais livros do que os existentes numa biblioteca. Essa foi sua explicação. “Não existe a necessidade de um prédio.“ Haverá uma crescente necessidade de bibliotecários, no entanto; suas habilidades continuarão sendo necessárias, assim como a dos editores... bibliotecários serão necessários muito depois que os edifícios deixarem de ser importantes. Isso vai exigir todo um novo modelo de negócios que ainda não foi inventado. Considero isso como parte da infraestrutura que teremos daqui a uma década, mas que só pode existir em nossas imaginações no momento". leia na íntegra

2 comentários:

Aline Negosseki disse...

Não me diga essas coisas, que me entristece... =(

A Biblioteca é a casa do bibliotecário. Onde vou vistá-los? Mesmo que tudo que eu tenha a lhes dizer seja só com o olhar?
Gostaria que vc visse como é uma casa de leitura que fui em Ctba.
Parece mesmo um lar... de livros, sonhos, e possibilidades.
Almofadas, chá, claridade, aconchego, jardim a circundá-la... e o sorriso solícito, bondoso da bibliotecária: "Quer fazer a ficha? Vai levar algo?"
A sensação de "espero que volte logo e sempre."
Nada disso é tão palpável e calorosamente carinhoso na internet, embora as almas possam mesmo se conectarem na sinergia das palavras.
Um biblioteca pode ser como uma igreja. Segunda casa da gente. Almofadas macias e silêncio. No silêncio de uma bibloteca quantos sons não reproduzimos no "play" do ato de ler?
Entrar numa biblioteca, manusear, explorar, peregrinar pode mudar a vida de uma pessoa.
Na biblioteca nos concentramos, na internet.. tantas janelas de superficialidades que nos seduzem a parar de ler.
Inajá, a biblioteca é minha terceira casa e quero que minha própria casa tenha um "que" de biblioteca e a biblioteca que vou, um "que" de minha casa.
Digam o que disserem, quero que elas continuem a existir, até o fim dos tempos.
A biblioteca é um retiro social fabuloso para almas feito a minha!
Olhar de longe para uma já me faz feliz e pensar "me espere, logo estarei aí".
=)

Inajá Martins de Almeida disse...

Aline querida
Obrigada pelas observações maravilhosas. Você realmente é incrível.
Também tenho a mesma sensação de você, talvez mais ainda, pois sou bibliotecária. Minha paixão por livros e bibliotecas sempre foi gritante. Colocar o artigo aqui no blog talvez até tenha sido uma forma de gritar - NÃO... Bibliotecas não podem acabar jamais.
Mas como diz o próprio articulista, também os bibliotecários serão sempre necessários. Suas posições jamais serão descartadas. Ocuparão outros lugares, mas com certeza aqueles que são hospitaleiros, que sabem ser anfitriões nesses espaços acolhedores, sempre existirão e farão toda diferença.
Bibliotecários que amam livros e leitores sempre existirão, ainda que os espaços mudem de formato.
Um beijo e obrigada pelo carinho de sempre.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...