quinta-feira, 6 de setembro de 2012

BIBLIOTECA DE ALEXANDRIA - um marco perdido

Bibliotecária jamais perde o senso da pesquisa. Voltar as origens é bom demais. A magia da grande biblioteca de Alexandria. Um marco. Uma história. Mentes pensantes destruídas. Queimadas. Esquartejadas. 
A matéria é instigante. A personagem Hipásia - mulher brilhante - que o tempo buscou apagar, através das labaredas fumegantes, ressurge através desta breve leitura e postagem.  
Transcrevo parte da matéria, mas sua leitura é deveras interessante aos amantes do conhecer. Aprofundar-se no assunto fica a critério de mentes instigantes:
"A Biblioteca de Alexandria foi construída por Ptolomeu I Soter no século IV a.C, e elevou a cidade ao nível de importância cultural de Roma e Atenas. De fato, após a queda do prestígio de Atenas como centro cultural, Alexandria tornou-se o grande polo da cultura helenística. Todo manuscrito que entrava no país (trazido por mercadores e filósofos de toda parte do mundo) era classificado em catálogo, copiado e incorporado ao acervo da biblioteca. No século seguinte à sua criação, ela já reunia entre 500 mil e 700 mil documentos. Além de ser a primeira biblioteca no sentido que conhecemos, foi também a primeira universidade, tendo formado grandes cientistas, como os gregos Euclides e Arquimedes.
Os eruditos encarregados da biblioteca eram considerados os homens mais capazes de Alexandria na época. Zenódoto de Éfeso foi o bibliotecário inicial e o poeta Calímaco fez o primeiro catálogo geral dos livros. Seus bibliotecários mais notáveis foram Aristófanes de Bizâncio (c. 257-180 a.C) e Aristarco da Samotrácia (c. 217-145 a.C). 

"Há cerca de 2000 anos, emergiu uma civilização científica esplêndida na nossa história, e sua base era em Alexandria. Apesar das grandes chances de florescer, ela decaiu. Sua última cientista foi uma mulher, considerada pagã. Seu nome era Hipácia. Com uma sociedade conservadora à respeito do trabalho da mulher e do seu papel, com o aumento progressivo do poder da Igreja, formadora de opiniões e conservadora quanto à ciência, e devido à Alexandria estar sob domínio romano, após o assassinato de Hipácia, em 415, essa biblioteca foi destruída. Milhares dos preciosos documentos dessa biblioteca foram em grande parte queimados e perdidos para sempre, e com ela todo o progresso científico e filosófico da época." leia a matéria


outras pesquisas:
http://enigmasdacris.blogspot.com.br/2012/07/biblioteca-de-alexandria.html
http://omundodasnuvens.wordpress.com/2011/03/08/agora-e-a-biblioteca-de-alexandria/

postagem: Inajá Martins de Almeida

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...