segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

ENEM - curso on line preparatório

Uma plataforma de ensino pela internet, que usa infográficos, animações e vídeos para ajudar os estudantes a se prepararem para o ENEM...  < continue lendo >

INCENTIVO A LEITURA

Mundo virtual é usado para incentivar a leitura. Veja como  é o projeto Romance aos Pedaços das bibliotecas de São Carlos 

clique para assistir a matéria

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

DIGITALIZAÇÃO JORNAL


Folha põe na internet 90 anos de história em 1,8 milhão de páginas

FERNANDO RODRIGUES
DE BRASÍLIA

No dia em que comemora seus 90 anos, a Folha coloca na internet a versão fac-similar das suas edições desde 1921. São cerca de 1,8 milhão de páginas, incluindo as edições da "Folha da Noite", da "Folha da Manhã" e da "Folha de S.Paulo".

Folha é o primeiro dos grandes jornais brasileiros a digitalizar seu acervo integral e a colocá-lo à disposição dos leitores. leia toda a matéria


domingo, 20 de fevereiro de 2011

RYOKI INOUE NOSSO PELÉ DA LITERATURA


______________
Ryoki é o Pelé da literatura.” Alexandre Garcia, Rede Globo TV


José Carlos Ryoki de Alpoim Inoue (São Paulo22 de julho de 1946) é um escritor brasileiro de ascendência portuguesa e japonesa.
Formado em Medicina pela USP em 1970, deixou-a em 1986 em favor da profissão de escritor de livros de bolso, chegando a escrever 1.086 livros usando 39 pseudônimos por exigência dos editores.
Foi laureado pelo Guiness Book of Records como o escritor mais prolífico do mundo. Autor de mais de 1079 títulos...
<continue lendo>


O milésimo livro



E agora, Presidente?

Em meio à corrupção do governo, caminha o representante da opnião pública, da consciência coletiva, o jornalista Jeff Taylor — bem informado, insistente e inconveniente para os que não querem transparência nas ações que serve de epígrafe deste livro e que soa com um epitáfio: "Não sei o que é pior para o Presidente — se a corrupção ou a AIDS". — Alexandre Garcia.




____________________

Entrevista para o Fala Brasil com o maior fenômeno da literatura (raridade)

sábado, 19 de fevereiro de 2011

BIENAL DO LIVRO EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

A nossa bienal do livro acontecerá de 08 a 17 de abril de 2011 e ocupará uma área, no Parque da Cidade, de 10.000 m2 terá 600 editoras representadas, com cerca de 50.000 títulos apresentados para um público esperado de mais de 100.000 pessoas


<  leia toda a matéria  >

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

UMA MÁQUINA PARA DIGITALIZAR LIVROS

Passar para formato digital, livros e revistas parece mais fácil com o Ion Audio Book Saver. A acreditar no video promocional, parece a melhor invenção desde a roda.


Segundo imformações disponibilizadas à imprensa, este aparelho é capaz de digitalizar 200 páginas em 15 minutos. Utiliza formatos jpeg e PDF, que são lidos nos principais ereaders... 


continue lendo

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

BLOGS DA BIBLIOTECONOMIA...

Embora o texto fora publicado em fins de 2009, julguei oportuno postá-lo aqui, uma vez que há grande informação que pode ser resgata.

____________________

Murilo Bastos da Cunha
Originalmente publicado no: Infohome, novembro de 2009.

A blogosfera, expressão que designa os blogs, webblog ou simplesmente blogue – termo utilizado em Portugal – é o espaço onde se localizam os diários digitais ou eletrônicos da internet. De acordo com o diretório dos blogs Technorati [URL: http://technorati.com/blogs/directory/] esse tipo de aplicação tem crescido de forma assustadora, chegando a dobrar de quantidade a cada seis meses.

O Technorati indica que, diariamente, são criados cerca de 75.000 novos blogs, praticamente um novo sítio a cada segundo! Todavia, muitos desses diários digitais deixam de ser atualizados e/ou são abandonados pelos seus criadores. Mesmo com essa “morte” prematura, o número de blogs atuantes é impressionante, com mais de 70 milhões de endereços.

Mas, o que é um blog? É uma “página que contém textos curtos, organizados segundo a ordem cronológica e atualizados constantemente. Pode incluir ponteiros para hiperligações a sítios importantes, avaliação de sítios, notícias sobre organizações ou pessoas. Às vezes inclui diário pessoal” (CUNHA, p. 56-57). Essas atualizações, denominadas de postagens (posts), são organizadas como se fossem um diário, na ordem cronológica inversa, isto é, as mensagens mais atualizadas aparecem primeiro.

Alguns especialistas da Comunicação de Massa acreditam que os blogs estão se tornando numa importante forma de mídia alternativa, agregando informações oriundas de diversas fontes, revelando diferentes pontos de vista e, possivelmente, influenciando a opinião em larga escala – uma visão chamada “mídia participativa”. “Provavelmente a maior diferença entre os blogs e a mídia tradicional é que os blogs compõem uma rede baseada em ligações – os links, propriamente. Todos os blogs por definição fazem ligação com outras fontes de informação, e mais intensamente, com outros blogs. Muitos blogueiros mantêm um “blogroll”, uma lista de blogs que eles frequentemente lêem ou admiram, com links diretos para o endereço desses blogs. Os blogrolls representam um excelente meio para observar os interesses e preferências do blogueiro dentro da blogosfera; os blogueiros tendem a utilizar seus blogrolls para ligar outros blogs que compartilham os mesmos interesses” (BLOG OLHAR COMUM).

O blog geralmente aborda conteúdos específicos: notícias, informações, entrevistas, reportagens e furos sobre política, Câmara dos Deputados, Senado Federal e bastidores do governo, como o Blog do Noblat [URL: http://oglobo.globo.com/pais/noblat/]. Esse blog, por sinal, possui uma audiência média de mais de cem mil acessos por dia – maior que a tiragem de muitos jornais brasileiros!

Assim como as outras profissões, a Biblioteconomia compartilha o seu conhecimento por meio de livros, periódicos e comunicações em eventos técnicos. O blog, por outro lado, começa a chamar a atenção dos bibliotecários pelas suas características de prover um maior senso de imediatismo, interatividade e informalidade. Esse é, talvez, uma das fontes mais informais da comunicação técnica.

Os efeitos do crescimento no número de blogs chegaram também à nossa área. Já existem inúmerosblogs. Usando como exemplo, uma busca simples feita no Technorati com o termo “library” apresentou a existência de 2791 blogs. Muitos desses sítios se referem a ações desenvolvidas por bibliotecas em diversos países.

A seguir são comentados os principais blogs em língua portuguesa nas áreas da Biblioteconomia. Foram listados apenas os sítios que estão sendo publicados regularmente; o arranjo é por ordem alfabética de títulos dos sítios. Não foram comentados os blogs institucionais de bibliotecas e das empresas de produtos e serviços da área. Todos os exemplos foram visitados em 29 de Outubro de 2009, estando, portanto, ativos naquela data....continue lendo 

BIBLIOTECAS SÃO CADA VEZ MAIS PROCURADAS PELOS JOVENS


As bibliotecas municipais e escolares em Portugal estão a ganhar importância como espaços privilegiados para utilização da Internet, revela um estudo europeu sobre crianças e riscos online hoje apresentado na Universidade Nova de Lisboa.

Este foi um dos dados que surpreendeu a coordenadora nacional do estudo, Cristina Ponte, que reforça o potencial das bibliotecas como espaço a apostar para ensinar os alunos a fazer uma boa utilização da Internet...  continuar lendo

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

O ESCRITOR NA ESCADARIA DO TEATRO MUNICIPAL - Inajá Martins de Almeida

Dezessete horas - década de 70 (não posso precisar o ano, vaga-me a memória). Poderia também ser um mês qualquer, apenas sei que não chovia, o sol ainda emanava seus últimos raios, num final de tarde quente, naquela que representava a terra da garoa e dos lampiões de gás. Era o momento em que deixava meu trabalho e saia para o lanche da tarde misturando-me ao movimento intenso de transeuntes, cortando as ruas centrais da capital paulista...

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

DIA NACIONAL DOS GRÁFICOS - 7 de fevereiro


mensagem dia_dos_graficos

Ele é o profissional da tipografia, artes gráficas, ou, mais especificamente, da indústria gráfica, acostumado a lidar com máquinas, tinta e papel. Agora, também conta com o auxílio do computador – uma ferramenta cada vez mais usada no dia-a-dia da profissão.

De Guttenberg, o inventor dos tipos móveis, à era da informática, a profissão de gráfico passou por mudanças. Se, no início, as rudimentares letras de chumbo serviam para o gráfico imprimir, hoje é impensável realizar o mesmo trabalho sem recursos tecnológicos

No Ocidente, afirma-se que o processo de impressão foi inventado por Johannes Geinsfleish Gutenberg. Em 1455, ele criou as letras de chumbo conhecidas como “tipos móveis”, que deram origem às primeiras gráficas.

A história também atribui a ele o aperfeiçoamento da máquina de impressão conhecida como prensa. Ela já existia, porém era utilizada apenas para cunhar moedas, espremer uvas e imprimir em tecido.

Considerado o pai da imprensa, Gutenberg possibilitou a reprodução da informação através da impressão em papel e ficou mundialmente conhecido ao lançar a “Bíblia de 42 linhas”.

Ele iniciou a preparação do livro também em 1455, imprimindo cerca de 300 folhas por dia, em seis impressoras. Com 641 páginas, a bíblia foi reproduzida em 300 cópias, das quais só restaram 40.

Já no Oriente, cinco séculos antes, o feito é atribuído a Pi Cheng, um alquimista chinês que descobriu os tipos móveis de cerâmica. E antes de Pi Cheng, os chineses que viveram na Dinastia Tang, entre os anos de 617 e 907, já usavam tipos móveis de madeira para imprimir textos budistas e calendários.

Adilson 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...