segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

DIA NACIONAL DOS GRÁFICOS - 7 de fevereiro


mensagem dia_dos_graficos

Ele é o profissional da tipografia, artes gráficas, ou, mais especificamente, da indústria gráfica, acostumado a lidar com máquinas, tinta e papel. Agora, também conta com o auxílio do computador – uma ferramenta cada vez mais usada no dia-a-dia da profissão.

De Guttenberg, o inventor dos tipos móveis, à era da informática, a profissão de gráfico passou por mudanças. Se, no início, as rudimentares letras de chumbo serviam para o gráfico imprimir, hoje é impensável realizar o mesmo trabalho sem recursos tecnológicos

No Ocidente, afirma-se que o processo de impressão foi inventado por Johannes Geinsfleish Gutenberg. Em 1455, ele criou as letras de chumbo conhecidas como “tipos móveis”, que deram origem às primeiras gráficas.

A história também atribui a ele o aperfeiçoamento da máquina de impressão conhecida como prensa. Ela já existia, porém era utilizada apenas para cunhar moedas, espremer uvas e imprimir em tecido.

Considerado o pai da imprensa, Gutenberg possibilitou a reprodução da informação através da impressão em papel e ficou mundialmente conhecido ao lançar a “Bíblia de 42 linhas”.

Ele iniciou a preparação do livro também em 1455, imprimindo cerca de 300 folhas por dia, em seis impressoras. Com 641 páginas, a bíblia foi reproduzida em 300 cópias, das quais só restaram 40.

Já no Oriente, cinco séculos antes, o feito é atribuído a Pi Cheng, um alquimista chinês que descobriu os tipos móveis de cerâmica. E antes de Pi Cheng, os chineses que viveram na Dinastia Tang, entre os anos de 617 e 907, já usavam tipos móveis de madeira para imprimir textos budistas e calendários.

Adilson 

2 comentários:

Unknown disse...

Passando para deixar uma braço para vc e dizer que Jesus te amam muito.

Que legal que estuasses Biblioteconomia. Minha mae também fez, em Santa Catarina.

bjim no coracao.

Pra. Thaís Itaborahy

www.palavradevidaaocoracao.blogspot.com

Inajá Martins de Almeida disse...

Obrigada pastora Thais. Fico feliz em saber que tua mãe também é bibliotecária, razão por estarmos unidas tanto em fé quanto em profissão. Deixei um recado em teu blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...