quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL EXPÕE OBRAS DE CORA CORALINA

imagem copiada do blog Palavras de Seda à título informativo
http://palavrasdeseda.blogspot.com/2011/01/cora-coralina-coracao-do-brasil.html

________________________________________________

A exposição permanecerá para visitação a partir do dia 10 de janeiro até 13 de março 2011. 
Alguns trechos das matérias encontradas através da Internet, poderão ser acessadas por meio dos links relacionados.
__________________

"A exposição, batizada de "Cora Coralina - Coração do Brasil" pretende revelar de forma bem intensa a obra e vida da escritora na literatura brasileira, especialmente marcada por uma poesia profundamente ligada à terra e à memória de sua região natal".




______________________________________________________________


"A exposição Cora Coralina - Coração do Brasil reúne manuscritos originais, correspondências, fotografias e outros artigos próprios da poetisa que alçou o nome de Goiás na elite da cultura brasileira".




____________________________________


"A exposição mostra a vida de Cora desde menina no banco das mais atrasadas no colégio até a jovem intelectual que publicou seu primeiro texto aos 14 anos e que colaboraria, ao longo da vida, com centenas de jornais em Goiás, São Paulo e várias outras cidades brasileiras. A corajosa mulher que decidiu, em 1911, viver com um homem separado e partiu para São Paulo, onde criou cinco filhos, quatro seus e uma do primeiro casamento do marido.  A incansável trabalhadora, como se autodefinia, que vendeu livros da Editora José Olympio de porta em porta na capital paulista e foi comerciante, sitiante, líder de diversas causas, voluntária da Revolução Constitucionalista de 32, batalhou pelo voto feminino e recomeçou a vida aos 67 anos, de volta a Goiás, fazendo doce pra fora para sobreviver. Tudo isso sem jamais se afastar da inconfundível poesia feita de terra, água, tempo e memória, com a qual conquistaria o Brasil inteiro, aos 91 anos".




_______________________________

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá, Inajá! Como vai?

Estou aproveitando o espaço para divulgar uma nova página no Mundo Bibliotecário sobre cursos a distância: http://mundobibliotecario.wordpress.com/cursos-a-distancia-em-biblioteconomia-e-ciencia-da-informacao/

Abs,
Eduardo.

Inajá Martins de Almeida disse...

Olá Edu
Sinta-se a vontade. Aliás, que maravilha esses cursos. Nossa área só tem a agradecer. Volte sempre. Um abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...