quarta-feira, 24 de março de 2010

Fundo Florestan Fernandes on line


Na última sexta-feira (12), a Biblioteca Comunitária (BCo) da UFSCar lançou o conteúdo digital do Fundo Florestan Fernandes, que pertence à unidade, em comemoração aos 40 anos da universidade e ao Dia do Bibliotecário.

O prefeito Oswaldo Barba participou do evento junto com o reitor da universidade, Targino de Araújo Filho, a secretária municipal de Educação, Lourdes Moraes, a diretora da BCo, Ligia Silva e Souza, o professor Francisco Teixeira, a bibliotecária Vera Lúcia Coscia, o ex-prefeito e ex-reitor da UFSCar, Newton Lima.

O Fundo Florestan Fernandes possui cerca de 30 mil páginas de documentos pessoais e profissionais do sociólogo. São fotos, entrevistas transcritas, correspondências, cadernos de pesquisa, trabalhos de alunos, fichas manuscritas, além de vários outros documentos doados pela família de Florestan.

“Quem quiser falar ou escrever sobre o Florestan Fernandes precisa vir a São Carlos, que abriga todo o acervo sobre ele, um dos melhores sociólogos do país”, disse o prefeito Barba.

Todos esses documentos estão disponíveis para acesso online, através da página eletrônica da biblioteca da UFSCar. No ano passado, o Fundo foi reconhecido pelo programa Memória do Mundo da Unesco e considerado um patrimônio documental da Humanidade.

Foi lançado ainda o livro “Florestan Fernandes: leituras e legados”, publicada pela editora Global, dividido em duas partes: a 1ª traz um texto que Florestan Fernandes escreveu aos 26 anos para a tradução da obra “A contribuição à crítica da Economia Política”, de Karl Marx. Há ensaios que tratam do folclore, da guerra, da cultura popular, da economia indígena, dentre outros temas. A 2ª parte traz textos em que Florestan analisa a Sociologia no Brasil, a educação, o socialismo e a classe trabalhadora.

Tanto a universidade quanto a Prefeitura fizeram também uma homenagem à bibliotecária Carminda Nogueira de Castro Ferreira, em comemoração ao dia dos profissionais dessa área.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...