quarta-feira, 10 de novembro de 2010

BIBLIOTECA NACIONAL 200 anos

Biblioteca Nacional completa 200 anos com raridades longe dos olhos do público




Quando D. João VI fugiu das tropas napoleônicas trouxe para o Brasil o rico acervo de livros pertencentes à Corte Real. Em 1810, foi fundada a Biblioteca Nacional (então Real Biblioteca), que atualmente tem sede em um imponente palácio na praça da Cinelândia, centro do Rio de Janeiro. Duzentos anos depois, comemorados nesta sexta-feira (29/10/2010), parte destes exemplares, somados a muitos outros que foram sendo doados ao longo dos séculos, conferem à instituição o título de a mais importante biblioteca da América Latina, que a ela se somam hoje nove milhões de obras.


Outra preciosidade da Biblioteca Nacional, que também está longe dos olhos do público, é o documento original assinado por D. João VI autorizando a abertura dos portos às nações amigas, fato que trouxe prosperidade comercial à nova sede do império português. A carta de 28 de janeiro de 1808, escrita ainda na Bahia, traz uma curiosidade: D. João assina como “príncipe” e faz cinco pontos, referentes à constelação do cruzeiro do sul. Este documento concorre ao título de “memória do mundo”, conferido pela Unesco.

veja mais acessando:
http://ultimosegundo.ig.com.br/cultura/livros/biblioteca+nacional+completa+200+anos+com+raridades+longe+dos+olhos+do+publico/n1237815531508.html

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...