sábado, 13 de novembro de 2010

CASA FERNANDO PESSOA

Às futuras gerações de filólogos, à procura das fontes que inspiraram o maior poeta português desde Camões, recomendamos uma pesquisa na biblioteca de Fernando Pessoa (in Diário de Notícias, 18 de Janeiro de 1962, p. 7).

Foi com este apelo que Georg Rudolf Lind abriu o primeiro estudo inteiramente baseado na biblioteca particular de Pessoa – desse acervo bibliográfico que desde Novembro de 1993 se encontra albergado na Casa Fernando Pessoa em Lisboa. http://casafernandopessoa.cm-lisboa.pt/bdigital/index/estudos.htm

Realmente site maravilhoso digno de estudo, de pesquisa, de leitura, de comentários. Vamos adentrar este  universo Fernando Pessoa, agora a nós disponível através da maravilhosa galáxia internet.



Reunir mais vozes à volta dos livros

A biblioteca, que ocupa uma parte do piso térreo e do 1º piso, e é constituída por três núcleos essenciais: a biblioteca particular de Fernando Pessoa (cerca de 1200 títulos), adquirida à família do poeta; a biblioteca pessoana activa e passiva, onde se encontra quase tudo o que foi escrito por e sobre Pessoa; e um fundo de poesia portuguesa e estrangeira. Há condições especiais para investigadores da obra de Fernando Pessoa.
É igualmente nesse espaço que está exposto o “Retrato de Fernando Pessoa”, pintado por José de Almada Negreiros em 1954 para o café Os Irmãos Unidos, posteriormente vendido em leilão e mais tarde oferecido à Câmara Municipal de Lisboa por Jorge de Brito.

    


A OUTRA VISÃO

Eu sonho. Morre-me no olhar parado
A alma; a outro olhar interior aflora
E vê de dentro as Cousas e a Hora...
Visto do Outro Lado,
Cada Ocaso é uma Aurora…
Sonho. E a visão com que me invado
De uma nua certeza  e calma
E um oásis em mim, com água e palma
Visto do Outro Lado,
Cada Corpo é uma Alma.
Sonho mais. Perco a vida do estagnado
Na visão com terço em mim aos céus
E faço a realidade sonhos meus...
Visto do Outro Lado, 
O Todo é nada e é Deus... 

_______________________________

informação recebida do prof. dr. Adilson Marques
postado por Inajá Martins de Almeida
________________________________________________ 


Um comentário:

Anônimo disse...

Olá, Inajá!

Na próxima semana será realizada na UFSCar a VII Semana de BCI. O site do evento é http://http://semanabci2010.blogspot.com/

Abs,
Eduardo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...