quarta-feira, 24 de novembro de 2010

ESCOLA DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO DE SÃO CARLOS

Vamos juntos conhecer e resgatar um pouco da história da faculdade de Biblioteconomia e Documentação de São Carlos

esquina ruas Episcopal e Jesuíno de Arruda - clique na foto para ampliá-la

Bibliotecária tem de estar entre livros, sempre. Foi assim que nessa tarde do dia 23 de novembro de 2010, Elvio e eu adentramos a biblioteca municipal.

Meu propósito fora encontrar subsídios para conhecer um pouco mais sobre a história, desta cidade que me formou profissionalmente e agora acompanha nossos passos nesta segunda etapa de nossas vidas.

Surpresa quando deparo-me com um belíssimo trabalho elaborado pela professora Sonia Maria Trombelli de Hanai com a colaboração de Maria Christina de Almeida Nogueira sob o título: "A Escola de Biblioteconomia e Documentação de São Carlos: 1959 / 1997".

folha de rosto - clique na foto para ampliá-la

Naquele instante, alguns fragmentos pudemos retirar e fazer estes registros, que ora compartilho com aqueles que nos visitam.


                                                                                                                                                                                                                                                                                   
Inesquecível professor Alfredo Américo Hamar, com suas magistrais aulas de Documentação.


Dona Carminda, minha doce e terna professora. Da indicação dos seus retalhos pude compor este momento gratificante de um passado que se tornou tão presente.


Nesse carro biblioteca adquiri muita experiência com o público leitor, em especial com as crianças.
Era o momento em que percorríamos bairros e levávamos livros tão esperados por todos.
O que mais me chamava atenção era em Água Vermelha. As crianças ávidas corriam para buscar um lugar privilegiado na fila para encontrar seu livro e o levar para casa.
Ali podíamos travar conversas, saber sobre suas leituras, registrar um retalho agora resgatado.

  (clique na foto para ampliá-la)

Eis os formandos de 1972. Lá está meu nome - Inajá Martins de Almeida.
Vejam que feliz coincidência.
Sempre nos deparamos com alguém que nos desperta mais afinidade.
Esta era Isabel Martins, a qual durante o curso casa-se com um rapaz da cidade e passa assinar Almeida - Isabel Martins de Almeida.
Infelizmente nossa trajetória profissional nos separou e jamais nos reencontramos, mas os detalhes permanecem e um retalho pode ser alinhavado neste instante.

_______________________

comentários: Inajá Martins de Almeida

8 comentários:

Aline Negosseki Teixeira disse...

Agora seu retalho duplicou, costurou-se a colcha que vou cosendo pelos dias da vida.

Foi como ver a cena da ida com a kombi, levar os livros as crianças.
E sei que vc era tão feliz fazendo isso, como eram elas recebendo a doce visita.

E vi seu nome na lista, antes mesmo que mencionasse =D

Adoro visitar lugares como esse. Ainda mais se eles, de algum modo, se relacionam a minha vida, ou da vida de um próximo.

bjs
Aline

Inajá Martins de Almeida disse...

Querida escritora Aline
Sua sensibilidade me levou a bater forte o coração. Nossos encontros são gratificantes. Sim realmente foi um encontro maravilhoso entre o presente e o passado; este em que posso tecer as boas lembranças deixadas em décadas que se contam quatro, agora resgatadas nesta oportunidade de fazer o retorno, ainda que de forma completamente diferente - os lugares, muitas pessoas ausentes, o cenário outro - é muito bom. Melhor ainda poder contar; poder documentar essas lembranças; melhor ainda, servir de exemplo para jovens que se aventuram no tempo e quantas vezes não se apercebem de registrar os momentos presentes, para resgatá-los no futuro que há de vir. Grata pelas suas palavras; grata pela pessoa maravilhosa que você é; grata a Deus por tê-la colocado em meu caminho.

Elvio Arruda disse...

"Paro a pensar: as vezes vejo o tempo como uma àguia com suas ferozes unhas a levar, pessoas; as coisas parecem até serem perenes,fotos resgatam um pouco destes momentos"
As imagens nos resgatam um pouco, param por nós.

Inajá Martins de Almeida disse...

Querido leitor
Realmente se as ferozes garras de uma águia leva pessoas, também as traz e de uma forma compensadora. Tenho alinhavado tantas lembranças do passado, tenho colhido tantos retalhos no presente que estou a tecer minha colcha mesclada com retalhos vários, de cores deslumbrantes, de marcas profundas. As fotos podem parar por instantes e trazer para o presente o passado ainda que distante. Maravilhosa experiência. Sua mensagem sempre significativa e expressiva. Grata por todos esses momentos.

Claudio Hideo Matsumoto disse...

Oi Inajá!
Vendo a lista de formandos de sua turma. Vejo o nome de Nério Sacchi Júnior, foi meu professor no curso de Biblioteconomia da Unesp, em Marília. No qual frequentei nos anos de 1988 a 1991. abraços Claudio

Inajá Martins de Almeida disse...

Claudio
Que bom vê-lo aqui. Estou residindo em São Carlos. Hoje dou aulas numa ONG, mas os livros estão a minha volta sempre. Tenho acompanhado seu blog também. Parabéns.

angelica hamar disse...

Inaja
Encontrar seu blog me trouxe uma enorme emocao e fez crescer ainda mais uma enorme saudade desse exemplo desse maravilhoso pai, avo e profissional grande professor devida a mim e meus filhos!!
Um beijo e muito obrigada pelo carinho e preservacao de memoria!!
Um beijo
Angelica Hamar
angelicahamar@terra.com.br

angelica hamar disse...

Inaja
Encontrar seu blog me trouxe uma enorme emocao e fez crescer ainda mais uma enorme saudade desse exemplo desse maravilhoso pai, avo e profissional grande professor devida a mim e meus filhos!!
Um beijo e muito obrigada pelo carinho e preservacao de memoria!!
Um beijo
Angelica Hamar
angelicahamar@terra.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...